Editorias / Dourados
Ações preventivas reduzem quedas de árvores e alagamentos durante temporal em Dourados
Da Redação
A chuva acompanhada de ventos fortes que atingiu Dourados desde as primeiras horas desta quarta-feira (5) provocou apreensão, mas não causou transtornos significativos. Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, o acumulado de chuva chegou a 65,6 milímetros até 12h20, com rajadas de vento de até 37,8 km/h, consideradas de intensidade forte. Apesar disso, não houve registros de quedas de árvores, destelhamentos ou alagamentos em áreas urbanas do município.
O resultado positivo, conforme avaliação da Defesa Civil de Dourados, está diretamente ligado ao trabalho de supressão de árvores condenadas realizado pela Prefeitura desde setembro. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Johnes Santana, o plano tem evitado acidentes e prejuízos durante os temporais.
“O projeto está sendo muito positivo para todos”, enfatizou. “Se ele não estivesse em andamento, certamente estaríamos nas ruas removendo árvores”, continuou. “Além do risco de queda, essas árvores poderiam atingir casas, veículos e redes elétricas, colocando vidas em perigo”, completou Santana.
A última ocorrência significativa foi registrada no sábado (2), quando um vendaval atingiu o Distrito de Guaçu, danificando parte da Escola Municipal Fazenda Miya. A estrutura teve o telhado e parte da rede elétrica comprometidos, mas equipes da Prefeitura já trabalham na recuperação do prédio.
Comentários

